Para Uma Estética Musical da Alteridade
Este trabalho propõe que a interação entre os sujeitos, fundada no conceito de sujeito relacional e no dialogismo do filósofo Mikhail Bakhtin (1895-1975), possa ser aplicada à compreensão da música, de modo a reconhecer uma emergência de sentidos oriundos de diferentes discursos que participam de um enunciado musical, pelo entendimento de que as relações de alteridade têm implicações estético-formais.
A Composição Como Metassistema Musical
Este trabalho propõe a abordagem da composição musical como metassistema, com base, principalmente, nos conceitos de sistema de Edgar Morin e de dialogia de Mikhail Bakhtin. Propõe também a utilização de uma narrativa mítica dos índios guarani, como exemplo de aplicação destes conceitos e como fonte geradora da composição presente neste trabalho,
Um Signo em Expressão: Maestro João José de Félix Pereira - Biografia e Catálogo de Obras: 1957-1995
Trabalho que faz o levantamento biográfico e da produção musical do compositor e maestro paranaense João José de Félix Pereira, no período de 1957 a 1995.
Mikhail Bakhtin e John Cage
Ato e Atividade Sonora em 4’33’’ - algumas aproximações teóricas
Neste trabalho, é verificada a proximidade entre o acaso na música de John Cage e o pensamento de Bakhtin, considerando a obra 4’33’’ de Cage.